Blog

22 de setembro de 2017

Curiosidade: como chegamos ao transporte coletivo atual?

Hoje no Brasil contamos com ônibus, trens e metrôs que são os meios de transporte mais utilizados pela população por serem de uso coletivo. Estes meios de transporte são administrados por empresas que recebem recursos diretamente do governo federal, recursos estes que só é possível com a arrecadação de impostos dos cidadãos. Mas, isso muitos de nós já sabem.

Agora, como surgiram esses e tantos outros meios de transporte terrestre é bem curioso. Conforme estudiosos, o primeiro meio de transporte possivelmente foi o trenó feito com uma espécie de prancha de madeira que era guiada por animais domésticos. Este trenó surge para atender a necessidade do homem em se transportar com mais agilidade.

Com a invenção da roda houve a grande revolução no transporte, pois foi com a junção do trenó com a roda que surgiram carroças e carruagens. Isso aconteceu a cerca de 2000 a.C.  E assim, as adaptações eram feitas e a inovações só dependiam de mentes criativas.

Criatividade não foi problema. Os carros surgiram e conforme o desenvolvimento dos automóveis a veia empreendedora e sustentável de Karl Benz aparece. Quando em 1895 cria o primeiro ônibus do mundo, tornando possível o surgimento também de linhas regulares de transporte coletivo.

E assim, com o surgimento das linhas regulares de transporte coletivo, houve um crescente desenvolvimento desse meio de transporte. Chegamos a um tipo de sistema de transporte coletivo que é composto e dependem de diversos fatores, como a mobilidade urbana, gestão e infraestrutura.

Fonte: Administradores